An error has occurred

Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba | Turismo Tudo Cidades

Estrada de Ferro Paranaguá - Curitiba

Construída no período de 1880-1885 é uma verdadeira obra de engenharia que vence os contrafortes da Serra do Mar, numa extensão de 110 km, possui 14 túneis escavados na rocha, 41 pontes e viadutos de estrutura metálica.

0 Flares 0 Flares ×

A Ferrovia Curitiba Paranaguá é uma ferrovia que liga as cidades de Paranaguá a Curitiba, com uma extensão de 110 km. A ferrovia foi projetada e executada pelos irmãos André Rebouças, Antônio Pereira Rebouças Filho e José Rebouças. Na época foi uma das mais ousadas obras de engenharia mundial.

A ferrovia foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1885 e é a única ligação ferroviária entre o Porto de Paranaguá e as regiões produtoras do Paraná e do Centro-Oeste do Brasil. A ferrovia faz parte da malha da empresa de logística América Latina Logística. Atualmente não existem mais trens de passageiros no trecho Curitiba Paranaguá, No entanto, um dos principais trens turísticos brasileiros é mantido pela empresa Serra Verde Express entre Curitiba e a cidade de Morretes, já no litoral paranaense.

A Ferrovia Curitiba Paranaguá foi o primeiro trecho da Estrada de Ferro Paraná a qual foi completada em 1902, com os trechos Curitiba Ponta Grossa e os ramais de Antonina, Rio Negro e de Mafra Serrinha.

O trem da Serra do Mar parte diariamente de Curitiba rumo a cidade de Morretes e aos domingos chega também em Paranaguá. São aproximadamente 3h de viagem e é realizado pela empresa Serra Verde Express.

Mais Informações

Texto: Serra Verde Express

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×

Informação

Encontre mais