An error has occurred

Parque Florestal Rio da Onça | Turismo Tudo Cidades

Parque Florestal Rio da Onça

Criado em 04 de junho de 1981, com objetivo de proteger a flora e a fauna, possui 1660 hectares, portal, trilhas interpretativas, pontes suspensas, centro de visitantes e mirante.

0 Flares 0 Flares ×

O Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, é mais uma opção de lazer para os turistas que passam o verão no Litoral paranaense. A Unidade de Conservação, criada em 1981, é gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e possui grandes belezas naturais, sendo um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica do país.

Trilhas e Mirantes – Entre os atrativos estão as trilhas, as pontes elevadas e o mirante, onde é possível observar a formação das copadas das árvores. A flora é composta por diversas espécies que sobressaem no interior do parque como, por exemplo canelinha, caúna, cupiúva, jacarandá, tapiá e mangue do mato.

A fauna no local também é bastante diversificada, algumas pesquisas de campo registraram a existência de mais de 25 espécies de répteis e 19 anfíbios. Entre eles lagarto, mão pelada, suçuarana e tatu.

Parque Escola – A Unidade de Conservação também oferece programas voltados para a educação ambiental durante todo o ano. O objetivo é desenvolver ações incentivando a prática correta do convívio com o meio ambiente para com o desenvolvimento social, ou seja, motivar a sustentabilidade.

Uma dessas atividades é o Programa Parque Escola, uma parceria entre IAP, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo promover aulas práticas de educação ambiental para estudantes de 6º e 7º anos de escolas públicas.

Ao visitarem o parque, os alunos participam de atividades dinâmicas, somadas a jogos de educação ambiental, que garantem de vivência e contato com o meio ambiente.

A Unidade de Conservação também serve como um laboratório ao ar livre para pesquisas científicas e atrai muitos estudiosos de diversas universidades que analisam diferentes aspectos da biodiversidade local.

Visitas para grupos acima de 10 (dez) pessoas é necessário o agendamento prévio.

Como Chegar: Localiza-se a 600 metros da praia. Acesso pela PR 412, Balneário Riviera II.

Horário: Terça-feira a domingo das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Mais Informações

Texto: Instituto Ambiental do Paraná

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×

Informação

Encontre mais