An error has occurred

Rio Cubatão | Turismo Tudo Cidades

Nasce no Município de São José dos Pinhais com o nome de São João, serve em parte, de divisa entre São José e Guaratuba, recebe o Arraial e toma aí o nome de Cubatão até desaguar na Baía.

0 Flares 0 Flares ×

Seus afluentes são: Castelhano, Coatís, Ribeirão Grande, Zoada, Navio Arraial, Cubatãozinho e Rio Preto. Tem um curso de cerca de 80 km, sendo navegável por embarcações de pouco calado até Três Barras, e daí para cima navegável por canoas até o Salto.

Antigamente, os moradores o usavam para transportar itens cultivados na área rural até a baía. Hoje, ele atrai pescadores de fins de semana.

Como Chegar: Em Garuva (SC), há duas opções para chegar à zona rural de Guaratuba. Saindo do Litoral, é possível entrar em uma estrada de terra que fica cerca de 100 metros antes do pedágio ou virar à direita no semáforo (o único de Garuva), que chega à estrada rural de Cubatão. No primeiro caso, em um quilômetro, chega-se à comunidade de Pedra Branca do Araraquara. No segundo, encontra-se o Rio Cubatão depois de 18 quilômetros. O trajeto pode parecer complicado, mas o caminho é cheio de bananais e leva a vários riachos e lagoas, além de chegar a comunidades de produtores de banana, palmito ou aipim.

Texto: Gazeta do Povo

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×

Informação

Encontre mais