O projeto começou a ser pensado no ano de 1974 pela Secretaria Municipal do Planejamento, que era formada pelo economista Moacir Borges e pelos arquitetos Nelson Nastas e Solange Smoralek. A ideia era criar uma proposta de algum reservatório de água que compensasse o crescimento agrícola da região.
Assim que os procedimentos foram iniciados, a execução da obra começou a dar os primeiros passos. O projeto, que se iniciou na gestão do prefeito Fidelcino Tolentino, continuou nas gestões de Pedro Muffato, Jacy Scanagatta e foi finalmente concluído quando Fidelcino Tolentino voltou à prefeitura.
No ano de 1978, a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento voltou a atuar no Lago e a barragem foi construída para servir de suporte para a ligação entre os bairros da parte sul da cidade. Logo depois, o Lago foi anexado ao Parque Danilo Galafassi, formando, em 1988, por meio da Lei número 2.019/88, o Parque Ecológico Paulo Gorski. A partir daí, atividades como conservação das matas, Jardim Zoológico, Biblioteca, Piscicultura, Lazer e Laboratório de Pesquisas passaram a ser desenvolvidas no local.
Hoje, o Lago Municipal de Cascavel tem área total de 38 hectares, com 411.400 m² e profundidade de 9,8 m, sendo que a reserva do Parque Ecológico Paulo Gorski é a maior reserva urbana do Sul do Brasil, segundo informações do Portal do Município. As atividades desenvolvidas no local continuam envolvendo preservação das matas e lazer, mas as atividades físicas são vistas como prioridade. Lá, milhares de pessoas passam todos os dias para fazerem caminhadas, corridas, andarem de bicicleta ou simplesmente para apreciarem a paisagem.
Fonte de referência: Equipe Veronese Empreendimentos
Endereço: Avenida Rocha Pombo – Centro, Cascavel – PR
Entrada: Gratuita
Horário: 24h